Lojas Parceiras

Como o seu negócio pode ajudar as ações locais de distribuição


       Diante das instabilidades da pandemia, e do aumento no interesse em proteções eficazes contra a Covid-19, atividades de vendas que viabilizam o acesso às máscaras PFF2 estão em crescimento. O mercado de produção desse EPI no Brasil não passa por uma exaustão, e vendê-lo surgiu como uma possibilidade. Mas essa atividade requer pesquisa, entendimento e compreensão do entorno. 

      Essa foi apenas uma introdução para contarmos brevemente a nossa história: a da Equipe Baixada da Máscara. Meses atrás, estávamos na fase de interesse particular em nos proteger de forma eficaz. Um núcleo familiar inteiro usando PFF2 e repassando aos amigos. Na Baixada Fluminense há muita dificuldade com o envio dos Correios, muitos lugares considerados áreas de risco não têm a cobertura necessária e obrigatória – inclusive o nosso bairro. 

     Então, procuramos auxílio no perfil da @estoque_pff, que nos recepcionou via mensagem direta desde o primeiro momento, para descobrirmos locais de compra em nossa região. E nos deparamos com outro fator: o número reduzido de lojas interessadas em colocar a PFF2 em suas vitrines; provavelmente, com o pensamento de que se muitas pessoas retiraram de seu cotidiano o uso de máscaras, mesmo as de pano, por que investir como item de venda? E é aí que entra um fator fundamental: comprar a ideia.

       Consideramos que a PFF2 existe sob a perspectiva de uma ideia: a ideia de que existe um item capaz de oferecer proteção eficiente ao enfrentamento na transmissão da Covid-19, a ideia de que ela precisa estar ao alcance de todos – de modo indiscriminado e livre de classes – a ideia de que é possível criar canais de viabilização e a ideia de que ela é uma afronta intrínseca e assertiva ao negacionismo da ciência. Movidos por isso, e diante das nossas particulares instabilidades, criar uma lojinha familiar nos mobilizou até aqui. E é o que nos mobiliza todos os dias com essa ideia sempre ancorada na ação.

      Este espaço no site é para incentivar pequenos lojistas – ou grandes revendedores e fabricantes – a comprarem a nossa ideia de que o incentivo às ações de distribuições gratuitas é necessário e urgente para atenuar a ausência do estado, em especial nas regiões periféricas, e para servir de apelo aos líderes responsáveis pela implementação de políticas públicas que lhes é de obrigação.  

Dinâmicas de Apoio

       A partir de uma atividade de observação, elencamos modos pelos quais lojas podem colaborar com projetos pelo país. Todas essas formas partem do pressuposto de que a atividade de venda não é vista como objetivo, mas o meio pelo qual é possível construir e apoiar a disseminação das PFF2. Essa é uma vivência particular que consideramos fundamental para esse engajamento. 

Toda dinâmica de apoio foi elencada sob o pensamento da construção de uma rede, um movimento de mobilização no qual a loja se coloca a serviço dos projetos. 

Doação direta de máscaras 

       Essa é uma dinâmica eficaz e objetiva para auxiliar e agilizar as distribuições que estejam sendo apoiadas. A loja oferece máscaras do seu estoque e as transfere aos projetos, basta a combinação dos trâmites entre as partes. Esse método de colaboração permitirá a conexão com ações que façam parte do mesmo itinerário regional onde a loja atua – isso se traduz em uma cobertura local de PFF2 através das vendas (para quem pode) e das distribuições gratuitas (para quem ainda não conhece e não consegue adquirir). Nós, da equipe Baixada da Máscara, fizemos uma doação muito modesta de máscaras ao projeto #PFF2JÁ que atua aqui na Baixada Fluminense/RJ. Ou seja: mais pessoas protegidas em uma mesma região.

Oferta de sorteio/rifa

       Esse método exige uma parceria contínua. Por exemplo, a loja pode criar um Kit de máscaras a ser rifado entre os doadores do projeto apoiado. O contínuo dessa dinâmica é a divulgação em redes sociais para incentivar e orientar como as pessoas podem participar e doar. Quem participa da rifa contribui para a ação de distribuição, tendo a chance de ganhar o kit e se beneficiar das máscaras ofertadas. Tempo e espaço da loja precisam estar voltados para essa dinâmica.

Reprodução de materiais 

       As ações ocorridas pelo país tem, fundamentalmente, um caráter informativo. Logo, é muito comum e necessário que haja um panfleto com orientações básicas sobre o uso das PFF2 entregue aos grupos contemplados pela distribuição das máscaras. E o material produzido e espalhado pelos projetos pode ser impresso pelas lojas parceiras. Pode parecer uma atitude pequena, mas que corrobora para a função das entregas gratuitas de PFF2: mais pessoas orientadas a como se protegerem melhor. 

Divulgação

       As ações e projetos só ocorrem com o máximo de projeção, ao chegar aos olhos do maior grupo de pessoas possível. Uma postagem em rede social ou um informativo entre seus clientes, com dados de como as pessoas podem ajudar, são formas simples, mas muito significativas, de apoiar quem faz as entregas gratuitas de PFF2. 

       Aqui vale um registro da nossa própria experiência que desembocou no surgimento deste site. Em meados de abril desse 2021, movidos pelas ideias já pontuadas aqui nesta seção, realizamos uma postagem em nossas redes sociais com uma recolha de ações e projetos em curso naquele momento. A ideia era facilitar o acesso às doações ao reproduzir arquivos de imagens que poderiam ser facilmente compartilhados nas redes e em aplicativos de troca de mensagens particulares. O querido Leonardo já tinha a intenção de criar um espaço que fosse destinado a orientar pessoas que quisessem, como ele, orquestrar entregas gratuitas de PFF2. Esse belo “livro de receitas” (com materiais informativos, orientações, relato de experiências e um incrível discurso sobre a importância da existência desses projetos),  como ele mesmo nos definiu, está bem aqui . Como já tínhamos contato com ele, unimos os desejos pra criar essa rede no site que você está acessando agora. 

Lucro de vendas

O anúncio de que algumas vendas serão revestidas em doações (em dinheiro ou em máscaras) para as ações de distribuição também possui um apelo direto com quem possa vir a colaborar. Afinal, esse grupo pode adquirir uma PFF2 para proteção pessoal e de seus familiares, e participar, então, da construção dessa rede de apoio.

Cupom de desconto

      Ofertar cupom de desconto ou frete grátis, por exemplo, a quem puder colaborar com os projetos, também é uma ótima dinâmica. A loja tenta oferecer ao colaborador a possibilidade de, diante da oferta de compra com um valor abaixo do convencional, fazer uma doação para a ação apoiada. 

Parcerias pontuais

       Referem-se aos atos e manifestações políticas que possam vir a surgir. Para apoiar, é preciso estar atento às movimentações nas redes sociais. Desse modo, é possível prestar auxílio aos autores dos exercícios de cidadania que precisam se  proteger de forma adequada nas ruas. 

        Seja qual for a dinâmica, é importante que a loja crie uma conexão transparente e de diálogo com a ação de distribuição apoiada. É fundamental compreender qual é a melhor opção e de que forma tudo será divulgado. Nosso trabalho, da equipe Baixada da Máscara, é conectar as lojas – dentro do que lhes é possível e proposto fazer – aos projetos e ações que ocorrem pelo país – dentro das suas necessidades e modos de operação. O formulário abaixo serve justamente pra darmos início a isso.

FORMULÁRIO

          De tempo em tempo, escolheremos algumas dessas parcerias para ficarem em destaque aqui no site, criando projeção e visibilidade para essa parceria ao convocar o maior número de colaboradores. Assim, podemos dar vida longa às ações de distribuições atuantes no país.

        O primeiro destaque é a nossa parceria com a galera do #PFFJÁ, mas quantas lojas mais podem ser as próximas? Se você é representante de uma atividade de vendas de máscaras PFF2, não deixe de ser uma loja parceira!

       Por fim, para encerrarmos esta seção, precisamos mencionar algumas participações nessa nossa jornada pessoal de ser uma lojinha familiar. Assim que iniciamos, tivemos, e ainda temos, apoio e orientação dos perfis @estoque_pff e @PFFparaTodos. Eles são responsáveis pela disseminação gratuita de informações consumidas por nós e pelo amparo afetuoso que se reflete na possibilidade de fazermos tudo que estamos fazendo. Do mesmo modo, os autores do perfil @qualmascara apresentam um livro aberto de esclarecimentos de muito auxílio pra população, inclusive pra nós. Somos gratos por essa rede notável, e todo mundo que viabiliza o uso da PFF2 deve ser.